Beto Sem Braço

Cantor
Laudenir Casemiro, mais conhecido como Beto Sem Braço, (Rio de Janeiro, 1940 — Rio de Janeiro, 15 de abril de 1993) foi um cantor e compositor brasileiro.
O sambista trabalhou como feirante no Rio de Janeiro. Seu apelido lhe foi dado na infância, em conseqüência de uma queda de cavalo, na qual perdeu o braço direito. No início da década de 1970, sua canção "Ai Que Vontade", interpretada por Oswaldo Nunes, fez grande sucesso em nível nacional.
Beto Sem Braço pertenceu à ala de compositores da Vila Isabel até 1981 quando, descontente com a desclassificação de seu samba, atirou no presidente e no vice-presidente da escola Jamil Cheiroso e Roberto Cunha, respectivamente. Transferiu-se para a Escola de Samba Império Serrano, levado pelo compositor Aluísio Machado. No ano seguinte, a dupla ajudaria a escola de samba a vencer o carnaval daquele ano, com o samba "Bum Bum Paticumbum Prugurundum". Beto foi também diretor de bateria da Império Serrano por vários anos.
O compositor morreu em 15 de abril de 1993, aos 53 anos, no Rio de Janeiro, vitimado por tuberculose, deixando um histórico de 99 músicas gravadas.
Vários intérpretes gravaram suas músicas como: Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, Xangô da Mangueira, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flôr, Beth Carvalho, Dudu Nobre, Oswaldo Nunes, Leci Brandão, Bezerra da Silva e os grupos Originais do Samba e Fundo de Quintal; mas o intérprete que mais gravou músicas de autoria de Beto Sem Braço foi o carioca Jessé Gomes da Silva Filho, o "Zeca Pagodinho".
Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário